Dica rápida: Azure Portal App
--
Salve pessoal, tudo bem?
Muitas vezes estamos em uma máquina com um browser desatualizado ou mesmo com restrições de acesso a páginas web com uma experiência mais rica ao usuário, como o Portal do Azure, e precisamos gerenciar nossos recursos na nuvem. Como procedemos?
Respondendo a essa pergunta, hoje trago uma dica rápida sobre Azure, para quem utiliza Windows, facilitando o acesso ao portal, que encontrei buscando mais informações sobre Azure nesta última semana.
Mas antes, vamos ver 2 formas de como podemos acessar o Azure e em seguida esta nova opção.
O que conhecemos
Hoje, quem utiliza o Azure, conhece basicamente dois meios de acesso:
- Azure Portal: O portal oficial para gerenciar seus recursos no Azure, disponível em https://portal.azure.com ou https://preview.portal.azure.com para obter recursos relacionados a interface, que ainda estão em testes no portal.
- Aplicação móvel: Uma aplicação móvel, disponível para Android e iOS onde podemos monitorar ass assinaturas e recursos existentes em nossa infraestrutura, assim como acessar o Azure Cloud Shell, um terminal online para gerenciar os recursos.
Como não é o foco do artigo a aplicação móvel, recomendo a leitura do artigo a seguir, escrito pelo Renato Groffe, onde ele detalha melhor o uso do aplicativo, recursos, como configurar e mais informações.
E agora temos uma terceira opção…
Azure Portal App (Preview)
Recentemente foi publicado, sem muito barulho, uma versão desktop de aplicativo para acessar o portal do Azure. Ainda com versão apenas para Windows e em preview, possui alguns benefícios.
Usuários que utilizam versões mais antigas do Internet Explorer já são redirecionados para a página de download da aplicação, mas todos podemos acessar diretamente e fazer o download no link a seguir:
Basicamente o processo de instalação é bem simples, bastando executar o instalador e no final ele irá abrir a aplicação para você. A mesma ficará disponível através do menu iniciar ou mesmo a busca da Cortana.
Primeiras impressões
Um dos pontos que notei, é que o carregamento da interface, assets, imagens, etc., é bem mais rápido, provavelmente por ter este conteúdo distribuído dentro da aplicação, semelhante ao que fazemos ao publicar um PWA “embedado” em um aplicativo UWP (Universal Windows Platform).
Se quiser saber mais sobre PWAs em aplicações UWP, recomendo assistir o vídeo de minha talk no 7Masters do iMasters que fiz ano passado. É bem curto e mostro de forma rápida como começar com isso.
Voltando ao App, após instalar ele, temos basicamente a mesma interface que temos no Azure, mas dentro da janela do App. Sua utilização é idêntica a do portal aberto no Browser, com a exceção de não termos problemas de compatibilidade entre diferentes browsers e suas versões, que em algumas situações, temos uma versão mais antiga, como citei o Internet Explorer na seção sobre o Download acima.
Após fazer login, da mesma forma que através do Browser, temos o portal do Azure com o dashboard, lista de recursos e todas as funcionalidades que já temos.
Algumas opções como gerenciamento da conta, assinaturas, formas de pagamento, etc., são redirecionadas para o portal web, através do browser padrão do usuário. Já a criação de recursos como VMs, Web Apps, Bancos de Dados, etc., são tratados dentro da aplicação.
Concluindo
Podemos ver que temos tudo o que temos do Portal do Azure mas dentro de uma aplicação instalada, com o conteúdo de assets, imagens, estilos já cacheados, enviando e recebendo apenas a informação necessária do App entre APIs do Azure, o que torna o uso mais agradável e raṕido.
Irei utilizar o App para próximos meus artigos, vídeos e apresentações e irei postar o feedback de uso, problemas, pontos positivos, atualizações, etc., em meu perfil do Twitter.
Aliás, se ainda não me acompanha no Twitter, siga meu perfil lá, assim como aqui no Medium para poder acompanhar novos posts, eventos, vídeos e outros posts sobre tecnologia e desenvolvimento de software.
Esta foi uma dica rápida que descobri no Twitter esta semana, e queria compartilhar com vocês.
Essa semana ainda teremos o último post com as novidades do .NET Core / Blazor Preview 8.
Um abraço a todos e até a próxima.